CARDIOLOGIA

Quando ir ao cardiologista: problemas de ereção
Muitos homens sentem vergonha de falar de seus problemas de ereção ou pensam que isso tem a ver com perda da potência sexual; no entanto, os problemas de ereção pode ser o primeiro sinal claro de que existe um problema cardíaco.
É importante lembrar que para que se produza uma ereção tem que ter um bom fluxo sanguíneo que seja potente e capaz de encher o tecido erétil, se isto falha, será difícil conseguir ou manter a ereção. Perante estes primeiros sintomas atuar cedo e marcar uma consulta com um cardiologista é vital para nos assegurar de que não existe nenhuma obstrução cardíaca.

Quando ir ao cardiologista: dor frequente no peito
A dor no peito pode ser um sinal claro de que algo não vai bem com nosso coração, e portanto, o motivo perfeito para visitar um cardiologista.
Se experimenta uma sensação de opressão no peito intensa, que se mantém no mesmo lugar sempre e geralmente no centro, com uma duração maior que um minuto e que muitas vezes se manifesta depois de um esforço físico, é importante consultar um especialista o quanto antes. Se, ainda, esta dor muitas vezes estende-se também aos braços, o pescoço ou a mandíbula, deve ir ao médico imediatamente para descartar qualquer doença cardíaca.

Quando ir ao cardiologista: fadiga e falta de ar
A fadiga e o cansaço sem razão aparente devem ser vigiados de perto para determinar em quais casos é conveniente visitar um cardiologista. Se depois de realizar uma atividade física mínima, como subir algumas escadas ou correr rapidamente, sente uma falta de ar intensa e uma grande fadiga, o melhor é ver em que estado se encontra seu coração.
A falta de resistência ao realizar mínimos esforços físicos também pode denotar um problema cardíaco.

Quando ir ao cardiologista: enjoos frequentes
Salvo aqueles casos nos quais ao estar deitados ou sentados durante muito tempo nos levantamos bruscamente, sentindo a típica desorientação própria desta situação, ficar enjoado não é algo que na maioria das pessoas ocorra com frequência.
Quando sentimos enjoos com certa frequência nos quais estamos muito desorientados ou, no pior dos casos, perto de perder a consciência, é importantíssimo realizar uma revisão médica incluindo um revisão cardíaca.

Quando ir ao cardiologista: hipertensão e colesterol alto
As pessoas que, depois de um exame médico, detectem a presença de hipertensão arterial e/ou colesterol alto, especialmente se são maiores de 40 anos, devem ir a uma revisão com um cardiologista. Ambas condições põem em risco a saúde de nosso coração nos deixando mais propensos a padecer de doenças cardíacas, por isso convém prestar atenção nestes sinais e tomar as medidas para reduzir a tensão arterial e reduzir o colesterol.

Outros sinais de que deve ir ao cardiologista
Nossa idade, herança ou condições de saúde também podem propiciar uma visita ao cardiologista, por isso se recomenda ir a uma revisão geral se:
• Tiver mais de 40 anos e padece de diabetes, hipertensão ou colesterol alto.
• Tiver mais de 40 anos e algum de seus familiares diretos sofreram um infarto antes dos 50 anos.
• Mulheres que estejam entrando na menopausa, pois a partir deste momento o risco de condições cardíacas aumenta.
• Se padece de obesidade e/ou é sedentário.
• Pessoas que sofram de alcoolismo.
• Se detectou que ambos tornozelos se inflamam sem causa aparente e, ainda, padece de fadiga e falta de ar ao realizar atividade física.