ANGIOLOGIA

O MÉDICO DAS VEIAS E ARTÉRIAS
O angiologista, que estuda a circulação do sangue humano, trabalha em todos os segmentos do corpo e se faz essencial para uma vida sem riscos, especialmente após os 50 anos


A maioria dos pacientes que procura o angiologista quer se livrar de incômodas e antiestéticas varizes - e para se ter idéia, 80% deles corresponde a mulheres. No entanto, a especialidade é bem mais ampla. Esse médico trabalha em todos os segmentos do corpo, cuidando de veias e artérias e tratando quaisquer distúrbios de circulação.
As doenças venosas são as mais conhecidas - até porque entre elas estão incluídas as varizes - e as arteriais, as que representam maior perigo. Um exemplo deste segundo grupo é o aneurisma da aorta. Atingindo geralmente pessoas com mais de 50 anos, ele não apresenta sintoma algum, mas se não for diagnosticado a tempo pode causar o rompimento da aorta, a mais importante artéria do corpo, e levar à morte. A estenose de carótida - o entupimento da artéria que transporta o sangue para o cérebro e que pode levar ao derrame - é outro dos sérios assuntos tratado pelo angiologista.



FONTE http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/17/artigo10444-1.asp/